CALENDÁRIO ESCOLAR COLOMBO - HISTÓRIA Fale com a Escola Djalma

Quantidade de Páginas visitadas

EDUCAÇÃO EM GREVE!!!



EDUCAÇÃO EM GREVE!!!



A Escola Pública paranaense está pedindo socorro! Precisamos da união de todas as famílias, trabalhadores e trabalhadoras do Estado, tendo em vista as dificuldades que estão sendo criadas pelo governador Beto Richa (PSDB). Estamos enfrentando problemas de várias ordens, entre eles:

• dívidas das escolas com fornecedores (muitas vezes da própria comunidade), devido ao não-repasse de verbas (fundo rotativo), o que está ocasionando falta de materiais básicos, como material escolar, de limpeza, gás para o preparo da merenda, entre outros.

• Diminuição drástica dos funcionários(as) (limpeza e conservação, zeladoria, inspetores, secretários, entre outros).

• Diminuição e fechamento de turmas, o que resultou num aumento de estudantes por sala de aula, chegando a mais de 50 alunos em alguns casos.

• Diminuição do número de professores(as) e a não contratação de novos (concursados ou contratados).

• Fechamento de atividades complementares e de contra-turno.

• Ameaça de fechamento de programas como o Leite das Crianças e até do fornecimento de merenda, por falta de funcionários.

• Fim de programas de formação de professores(as) e fim do Plano de Carreira dos professores (que tinha sido aprovado em 2004, pela Assembleia Legislativa).

• Além disso, o governo está devendo direitos trabalhistas consagrados, como: pagamento de rescisões contratuais, 1/3 de férias, atrasando e até cortando salários!

Lembramos também que, no início do ano, o governo Beto Richa (PSDB) aumentou o IPVA e o imposto de 95.000 itens (inclusive alimentação e medicamentos), além do aumento da água, luz e combustível.

Assim, os(as) educadores(as) avaliam que há necessidade de enfrentar este governo e lutar por direitos. A mídia (TV e jornais) e o governo passam a ideia de que se trata de uma greve por salários. Porém, são questões muito mais graves! O governo Richa ficou 4 anos no poder e quebrou as finanças do Estado. Agora, ele quer descontar no “lombo” dos trabalhadores. Beto Richa e seus aliados prometeram que a educação seria prioridade e agora eles destroem tudo! CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO, FORÇA E PRESENÇA NAS ASSEMBLEIAS ESCOLARES, na defesa do futuro da educação paranaense.













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito