CALENDÁRIO ESCOLAR COLOMBO - HISTÓRIA Fale com a Escola Djalma

Quantidade de Páginas visitadas

História da Instituição

O Município de Colombo contava em 2007 com uma população de 220 mil habitantes, crescendo, segundo o IPARDES, a taxas de 3% ao ano. Tal realidade e a não construção de novas escolas no município provocou a falta de vagas.

O Ministério Público sentenciou o Governo do Estado, impondo-lhe multa diária pelo descumprimento constitucional da obrigatoriedade da oferta do Ensino Fundamental. Tal fato obrigou o Estado a solucionar o problema da carência de vagas através da abertura e autorização da Escola Estadual Prefeito Djalma Johnsson.

A Escola Estadual Prefeito Djalma Johnsson foi autorizada a funcionar pela Resolução Nº 2821/07 em conformidade com a Resolução Nº 08/03 de 31/01/2003, considerando: a LDB 9394/96, as Deliberações Nº 03/98, 04/99 e 01/00, todas do Conselho Estadual da Educação, e Parecer Nº 1542/07 da Coordenação de Estrutura e Funcionamento.

A Escola Estadual Prefeito Djalma Johnsson situa-se no bairro Rio Verde sito a Rua Avenida Argentina, número 75, e atendeu no ano de sua criação e autorização, alunos de várias comunidades que não conseguiram matrículas em unidades escolares próximas as suas residências. Caracterizavam-se como filhos de trabalhadores e com defasagem idade-série.

A Escola iniciou suas atividades em 31 de julho de 2007, atendendo à 24 (vinte e quatro) alunos em tempo integral, visando recuperar o tempo e conteúdos perdidos no primeiro semestre, no qual não frequentaram a escola.

A escolha do nome da instituição deu-se através da seleção de alguns nomes encaminhados para a Secretaria de Estado da Educação (SEED) pela Prefeitura Municipal de Colombo. A SEED analisou as biografias encaminhadas e optou pela escolha do nome Prefeito Djalma Johnsson.

Djalma Johnsson foi eleito prefeito do município de Colombo em 1977, permanecendo no cargo até o ano de 1983, sendo a 8ª Legislatura do município na nova era democrática. Foi na sua gestão que foi construída e inaugurada a Câmara Municipal e que foi tratado o problema da invasão de terras pertencentes à prefeitura e nelas construídas casas para os sem – terra em vários bairros do município. Foi também na sua gestão que foi implantado o transporte coletivo de passageiros com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

Clique no Mapa para ver o endereço 













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito