Ler e escrever com autonomia

Data 17/4/2009 9:20:00 | Assunto: Assunto

Nossa escola incentiva o desenvolvimento da leitura com o objetivo de estimular a criatividade do aluno. Conheça um pouco mais na íntegra clicando no link acima.


Projeto de Leitura : Ler e escrever com autonomia




Justificativa



A habilidade de ler e entender o mundo e seus códigos é um dos principais fatores de inclusão social, competitividade e sobrevivência cultural. A importância de se cultivar o hábito de ler, como fator determinante na formação de cidadãos críticos e atuantes é fundamental na transformação de nossa sociedade.

Tendo em vista a dificuldade de leitura e escrita apresentada pelos alunos, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto de leitura com os alunos, pois, em média, 45% dos alunos que chegam a 5ª série têm dificuldade em ler e escrever.

Depois de dominar o sistema de escrita, as crianças devem ser estimuladas a ler para estudar e ter mais responsabilidade na produção de textos coerentes.

“As competências leitora e escritora perpassam todas as disciplinas e são nosso foco. Se o aluno não sabe ler e interpretar um texto, dificilmente avança na aprendizagem de outros conteúdos escolares”. (Maria Helena Guimarães de Castro). Por esse motivo, professores de todas as disciplinas estão empenhados em garantir que os alunos consolidem as habilidades básicas de leitura e escrita não adquiridas na etapa inicial de 1ª a 4ª séries





Objetivos



· Incentivar o hábito da leitura;

· Ler com autonomia e proficiência;

· Estimular a criatividade do aluno;

· Utilizar adequadamente dicionários, índices, artigos e textos em geral;

· Buscar informações por parágrafos do texto pesquisado, eliminando a leitura contínua e mecânica, sem sentido para o aluno;

· Melhorar a leitura e a escrita através da prática;

· Ser capaz de redigir um texto coerente.







Metodologia



O projeto de leitura será desenvolvido em todas as turmas (5ª,6ª,7ª,8ª). Cada professor ficará responsável em avaliar a turma a qual representa.

Será realizada uma leitura compartilhada: o professor deve iniciar a leitura enfatizando pontos importantes do texto, valorizando informações e oferecendo dicas para a busca de informações procuradas em livros mais gerais.

Oferecer oportunidades do aluno treinar o exercício com base no exemplo dado pelo professor, ou seja, ao final de cada aula (5 minutos antes do término de cada aula) o professor abrirá espaço para a leitura. Ao término da leitura, o aluno será estimulado a escrever um resumo do livro ou texto escolhido, contendo idéias principais e a interpretação do aluno (o que ele entendeu da leitura).

Os alunos serão orientados a utilizar artifícios como tomar notas, grifar o texto e a resumir enunciados. Após a leitura, enfocar a importância da coesão e coerência das frases na produção de texto.

Serão realizadas leituras silenciosas e em voz alta para que o professor analise a entonação, pontuação, erros e concentração.

Uma vez por mês, cada professor representante (2 por turma) trabalhará uma aula completa (50 minutos) com a turma a qual representa, a fim de melhor poder avaliar a leitura e a escrita do aluno.

Os professores de Português auxiliarão os demais professores com estratégias para o desenvolvimento do trabalho, visto a eventual dificuldade que alguns possam encontrar.



Avaliação



O ato de ler compreende desde a decodificação dos símbolos gráficos até a análise reflexiva de seu conteúdo, portanto, para que possamos avaliar a leitura é necessário oferecermos textos pequenos, mas completos cujo tema desperte a atenção e o interesse do aluno, bem como a leitura de livros adequados a sua faixa etária.

A leitura será silenciosa e em voz alta e a compreensão será avaliada por meio da reprodução oral da história lida (texto ou livro) e / ou escrita.

Para a leitura em voz alta serão observados a velocidade utilizada, entonação, pontuação, os erros (trocas, acréscimos, omissões) e a capacidade de concentração.

Para o texto escrito, serão observadas as pontuações, os erros (trocas, acréscimos, omissões), a compreensão do texto, a coerência entre as palavras, pois a compreensão de um texto não se resume à capacidade de memória, mas também a capacidade de inferir fatos que não são apresentados explicitamente no texto.

Durante a avaliação serão respeitadas as limitações e o amadurecimento cognitivo de cada aluno e terá com base a interpretação textual, facilidade de procurar informações no texto, de resumir através da produção do texto.





Está notícia foi publicada no Escola Estadual Prefeito Djalma Johnsson
http://www.cbxdjalmajohnsson.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.cbxdjalmajohnsson.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3